sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um Rio de sabores, cheiros e cores...

Que o Rio é a Cidade Maravilhosa não há dúvidas.Privilegiada pela natureza, abençoada por Deus como na canção, mas morar aqui é diferente de fazer turismo e nem todos os filhos desta terra a desfrutam como deveriam.
Eu, estrangeira há 13 anos neste lugar, entre idas e vindas, vou estreitando minha relação com ela.Minhas observações parecem de uma filha natural, mas na verdade, sou um destes casos onde a filha adotiva parece muito mais entender a mãe que seus próprios filhos.

Neste inverno descobri a Gávea, Humaitá, Horto e Jardim Botânico.Já tinha passado por lá, mas ainda não tinha olhado, andado pelas suas ruas, me situado geograficamente e eis que descubro coisas maravilhosas.Muitos bons restaurantes como a Galeteria Mormaço.Aqui a galera come muito galetinho e lá neste restaurante tem umas opções maravilhosas.



 O Galeto, principalmente, os de Copacabana, são um dos sabores do Rio de janeiro, mas pouquíssimas pessoas que fazem turismo conhecem isso, por isso quando vier ao Rio, coma galeto! Conheci também em Humaitá, a Cobal, um mini mercado com tudo de gastronomia da bebida até bons restaurantes.O sabor de um caldo no inverno ou um delicioso fondue acompanhado de um vinho é um sabor marcante no Rio.


Esses bairros são bastante arejados, próximo a Lagoa conservam muitas árvores, ruelas com prédios ricos em paisagismos o que traz um ar bucólico em algumas ruas.
Vir ao Rio e não ir aos espetáculos que ela oferece é o mesmo que ir em Aparecida e não entrar na igreja. 
Na Gávea tem um shopping muito charmoso, que além das lojas super cheias de estilo, há três bons teatros com peças interessantes.Fomos a algumas que estão em cartaz por aqui, na verdade gostaria de ir em todas da minha lista, mas apesar de estarmos no Rio, o teatro, em alguns casos, não está tão barato assim,então vamos escolhendo conforme gosto da maioria, mas há apresentações gratuitas sempre em algum lugar.Fora os festivais sobre vários temas .Teve agora este mês Festival de filmes gays, festival de teatro da língua portuguesa, festival de animação , o Anima Mundi...Uma loucura!

Confesso que sendo apresentação cultural para mim já está valendo, mesmo aquelas apresentações totalmente “ artísticas” que só quem entende é o próprio autor ( e, as vezes, nem ele!). A arte para mim é o néctar da vida mais doce.Nasci em um berço assim de “artistas” ou pessoas que adoravam fazer arte.... vivi e me alimentei de cultura desde da infância, por isso é natural que hoje eu necessite dela na minha vida, principalmente, a música.
Na verdade, cada lugar do Rio pra mim tem uma trilha sonora, Copacabana é cheia de bossa.Ipanema e Leblon mais soul. Ali na Lagoa, ouço um jazz. A Barra, um dance. Zona Norte , samba e pagode...Tem música que é a cara do Rio, não tem jeito...




O Rio tem som e sabor.Aliás, som, sabor e cheiro! Cheiro de maresia, ventania, malícia que só o jeito carioca sabe ser. E confesso que estou me embriagado nesta essência . Nestes últimos dias, rimos com “stand ups”, aplaudimos peças, assistimos filmes maravilhosos. Confesso que toda essa “ aventura” me traz uma sensação de “ Como é bom estar viva!”. Este clima todo que anda fazendo por aqui com dias quentes e noites frias ou dias e noites frias provoca sentidos térmicos extremos, e nesta hora, te acordam, dão uma sacudida que faz você refletir que a vida é muito mais que a tua rotina e problemas cotidianos. Estas pausas são essencialmente para te trazer vitalidade!
Você acorda e agradece “ Que bom ,meu Pai, que tu me deste mais este dia!”
 Dia  que tu vais poder ver mais uma vez as pessoas que tu amas, acompanhá-las na trajetória de vida delas, vê-las felizes ou tristes, animadas ou preocupadas, mas o mais importante, estarem co-participando da tua trajetória de vida e tu da dela.
Dia que tu vais poder olhar e ver tudo que te cerca, as pessoas e seus cotidianos. E tenho essa mania de olhar as pessoas que passam na rua pela janela do carro e imaginar qual é a história de vida delas.Em algumas, o corpo já denuncia o problema,seja pela andar, expressões ou pela postura do corpo.
Olhar e ver a cidade, uma relação verdadeiramente holística com o teu tempo!Sentir a respiração e inspirar toda essência daquele momento. Se entregar, sem medos, ao desconhecido... Muitas vezes somos prisioneiros de nós mesmos, das nossas vontades inofensivas, como diria uma grande mestra, Rosangela Nahon, “ sabotadores de nós mesmos”.
A vida, as vezes, nos oferece o roteiro, mas nós o ignoramos, alteramos para adequá-lo a nossa racionalidade...assistindo a peça “Gato Branco”, pensava...” A vida é um grande teatro...e  cada papel pode não ser o verdadeiro ..." 
Sim, amigos, não posso negar que me sinto hoje mais cidadã desta cidade do que da Terra dos Papa Xibés, amo minha Belém que também é rica de sabores, mas o Rio me adotou, me deu roteiro e o papel que sempre esperei e aqui minha estrela brilha, me ilumina, meus passos caminham certos e seguros.Aqui eu sei onde piso e para onde quero ir...e quantos aqui ou ai se sentem assim...? Fica aí reflexão, não vou desenvolvê-la mais, que cada um encontre seu tom, seu sabor, seu viver....