quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mudança: tralhas, poeira e ácaros...



Essa coisa de mudar é muito complicada. A primeira vez que vim morar no Rio não tinha tanta bagagem ! Agora, para me mudar, foram exatamente 52 caixas de tralhas, poeira e ácaros!Móveis? Apenas minha cama e dois colchões...
Alguns podem estar pensando o porquê desse “desvario”, seria maldoso dizer “ velhice”, por isso justifico como causa o “passar do tempo” associado a “genética adotiva”.Quando minha mãe morreu fui arrumar as “tralhas” dela.Nossa, ela tinha nota fiscal de quase tudo que ela comprou na vida!Coisas que ela nem mais possuía! Recortes de jornal com notícias, citações , receitas , propagandas,contas com mais de dez anos de pagas,papéis com anotações passadas...Era tanta coisa que fiquei mais cansada de rasgar papel do que de guardá-los.Minha mãe tinha mais que sessenta anos...Meu vô também, quando fomos ver as papeladas dele era uma criação de ácaros apenas , nada servia. E agora eu, que não cheguei aos sessenta, mas já entrei para o “clube do sufixo” (enta). Quantos papéis ,livros estão vindo na estrada e olha que muita coisa foi jogada fora ...
Algumas pessoas possuem essa mania de guardar coisas , outras são praticamente minimalistas, quase não possuem objetos, documentos ou fotos para levar.Se bobear apenas a pele do corpo lhe basta.Não carregam nada consigo, as vezes, nem sentimentos...
A administradora da mudança pediu para eu dar um valor para o seguro.”Como assim? Minha senhora  é um valor imaterial, como posso dizer quanto devo receber pela foto que estou aos cinco anos sentada no cavalinho do bosque Rodrigues Alves? Como posso mensurar as primeiras roupinhas de bebê que eu usei  e as que meus filhos usaram? Como posso dizer que tem preço o primeiro livro que deu a meu filho com minha dedicatória?” Indo mais além, como ser minimalista para essas coisas? Ali naquelas caixas viaja minha vida! Minha história! Meus sentimentos! Como não guardá-los de forma material? Alguns registros que não foram feitos deixam a dúvida de como eles aconteceram ou se realmente eles aconteceram!
Ainda bem que hoje tenho o diário para registrar, mas mesmo assim faço vocês minhas testemunhas históricas desse meu tempo, dessa minha vida  louca  que é única e por isso vivida intensamente a cada segundo!

Nenhum comentário: