segunda-feira, 4 de julho de 2011

GPS - Velozes e Furioso , a missão no Rio

Quem acompanhava o antigo "Diário de Bordo", deve lembrar o episódio do verão de 2010 aqui no Rio, quando fomos ao casamento da minha prima Carol, lá no Recreio guiados por um GPS. Quem não leu faço um breve comentário do fato. O Rodrigo adora estas tecnologias e resolveu ser guiado por uma ao casamento da minha prima ano passado, mas foi uma confusão porque era um tal de consulta linha vermelha, azul, amarela que no final ficamos mais perdidos que  cego em tiroteio.Pois bem, devo acrescentar a este comentário também que apesar de ser carioca, ele sempre se perde no trânsito.Ok, agora vamos ao fato mais recente desse filme Velozes e Furiosos e Perdidos e Enlouquecidos e Mamãe me Salva!
    Tínhamos que ir a um escritório em Jacarepaguá, porém deste bairro conhecemos a região onde mora nossa amiga Bruna, porque aqui no Rio tem bairros e sub-bairros .Jacarepaguá é um bairro, zona oeste pertinho da Barra e Freguesia, Tanque, Taquara, Pechincha, são sub-bairros.Minha amiga Bruna, mora no que denominamos "zona sul de Jacarepaguá" e o tal escritório era em outra parte não "tão sul" do bairro.Pois bem, Rodrigo liga para seu contato no escritório e pergunta como chegar da nossa Ilha do Governador até o escritório, o cidadão explica por telefone enquanto o Rodrigo anota em um papel balançando a cabeça. " Sim, sei...sim..sei..." De repente a cara do meu marido foi ficando enrugada e ele disse " Cidade de Deus?!..." Quem não sabe o que isto significa, assiste "Cidade de Deus" , o filme.

Sim, é aquele bairro onde o Zé Pequeno se criou...bandido. Na verdade, hoje é uma comunidade pacificada, porém , na cabeça do Digão, ainda é um bairro perigoso e eu, que moro lá no Norte , não vou por essa dúvida a prova e dá te cara com um negão dizendo" Dadinho é o car... eu sou Zé Pequeno!". Pode ser? 

 Não meu caro, não dá pra ser assim, o cidadão do outro lado informou um caminho que passava pela Cidade de Deus para chegar ao nosso destino, por isso o Rodrigo resolveu consultar o Google Maps para encontrar um novo caminho sem precisarmos ter que encontrar "os homi e seus fuzil". 
   E lá fomos nós saída da Ilha, Linha Vermelha, Linha Amarela, pára no pedágio lá se vão 4,30 , antes de entrar em Jacarepaguá, ele disse.
- Patrícia, pega meu GPS aí para ver qual rua temos que pegar.
- GPS! Que GPS, menino? fiquei surpresa e ao mesmo tempo temerosa.Pensei " Acho que já vi esse filme antes".
- Vai Patricia ,pega o GPS.É este papel ai perto do freio de mão.
Olhei e vi uma papel com um roteiro de ruas escrito, naquele momento respirei aliviada.Teoricamente nada poderia dar errado..teoricamente...
- Você terá que manter a esquerda  e virar a direita na  Av. Geremário Dantas...
E ele fez o procedimento, mas depois ficamos na dúvida se tínhamos feito certo porque foi tudo muito rápido. Até que vimos uma placa com o nome da tal rua, que era de duas mãos com faixa dupla e contínua no meio e trânsito intenso, resumindo não dava para dobrar para o lado oposto ao que se estava.Guardem esta informação.Ao lado do nome da rua estava a seguinte informação no "GPS" "350m depois..." pegar tal rua.
-Rodrigo, será que já passou ?
- Como vou saber? Dá uma lida ai nas placas das transversais...
Sabe aquela informação que pedi pra você guardar? Pois bem, agora irá fazer sentido.
- Rodrigo, aqui esta dizendo que temos que dobrar a esquerda, mas como vamos fazer isto se é do outro lado e a gente não pode dobrar?
- Pois é, no Google Maps, a seta indicava dobrar, mas não informava este trânsito, nem a linha continua.... Como é o nome da rua que vamos dobrar?
- Edgar Weneck..
- Edgar  o quê?
- Aquela ali que acabamos de passaaaaaar...... - E lá passamos pela travessa...- E agora Digo? Como faremos, como vamos voltar...
- Não sei ..olha no GPS, olha no GPS!
- Que GPS o quê, isso é um papel, papel.Nem papel , nem GPS, Digo! Agora estamos perdidos!
- O jeito é seguir o fluxo..
-Seguir o fluxo, seguir o fluxo e se nós terminarmos na Cidade de Deus??
- Não tem perigo, tá longe.O jeito é seguir o fluxo...
E lá fomos nós seguindo o fluxo.Até que o fluxo dava numa bifurcação, ou se iria reto ou se pegava esta bifurcação, percebemos que ela nos levaria de volta a rua que seguíamos, porém no fluxo contrário da outra mão e assim poderíamos dobrar na rua certa e assim fizemos.Continua a ler o "GPS"...
- Depois de pegar a Edgar Werneck , andar 1,5 metros .Ai ..lá vem estas distâncias..
Mas o roteiro estava dando certo...uma praça andar 1,9 km, fazer um retorno , curva suave....opa! curva suave ?
-Ô Rodrigo, como é que faz uma curva suave?
-Assim, retorno...a curva suave e pá..estamos no nosso destino!
Ok, cara pálida, mas da próxima nada de GPS, nem tecnológico, nem de papel!!!



2 comentários:

Montee disse...

Só fazendo uma correção na qual me permite por favor.... A Barra é um Bairro do Rio. Tanque, Pechincha, Freguesia, Anil.. Taquara... são Sub-Bairros do Bairro de Jacarepaguá. hehehehehe.

Diário de bordo disse...

Correção desnecessária pois eu escrevi "zona oeste pertinho da Barra e Freguesia, Tanque, Taquara, Pechincha, são sub-bairros" Leia direitinho..ou tá querendo um GPS...