segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deixa o Rio me levar


Uma das melhores coisas de se morar nesta cidade é saber que a qualquer hora ela pode te surpreender! Minha relação com o Rio é assim uma caixinha de surpresas. Quando penso que minha vinda para cá mais uma vez será um marasmo rotineiro, eis que ela surge com um novo roteiro.
Há momentos que é assim mesmo, a vida tem que te levar... E o Rio está me levando, muitas vezes sem roteiro... Sexta já tinha um pronto, mas um imprevisto fez com que não pudesse ir. Depois de resolvida a situação inesperada, já era tarde para voltar para o roteiro previsto, então, a improvisação aconteceu! O Rio me levou noite adentro para os cantos mais gostosos que ele tem e  eu desconhecia...
Em Botafogo há uns bares muito gostosos, terminamos em um onde encontramos até uns globais...(aff , já reparou como a Globo me persegue?... Helena , estou lembrando de você direto, só vem a sua frase na minha cabeça “ quero ver Global!”...kkkk) ,um casal de amigos  estava lá e ligaram para nós nos encontrarmos .
Meu marido não bebe e pediu sua viciante coca-cola, precisava ver a cara dele quando a atendente disse que não tinha refrigerante lá porque aquilo era um bar ( Lia, você ia adorar o lugar!).Na verdade , era sarro dela, mas Rodrigão aceitou a sugestão de tomar um tipo de caipirinha substituindo a vodka por água de coco. Minha amiga tomava uma “caipy” de tangerina, que depois que provei descobri que era de Lima , o marido dela um Red e eu fui de Kiwi.Os petiscos também eram maravilhosos, eu comi um cuscuz marroquino di-vi-no! Pedi até a receita e o atendente  tirou sarro também da minha cara, “ Não podemos revelar nossos segredos”, depois voltou com a receita rindo “ Isso é segredo de estado!” Tá bom,  pode deixar só eu e meus amigos da internet ficarão sabendo...
E quando pedi água ele me respondeu a mesma coisa... “ Aqui é um bar!” Gracinha... ok, mas não quero ficar bêbada, me traz água , por favor!
A noite seguia o roteiro da cidade que, ultimamente, está “na paz”, não sei se é porque neste fim de semana, começaram os Jogos Militares, mas o Rio anda muito calmo... Refiro-me  a uma atmosfera, que muitas vezes já foi tensa.
Nosso roteiro seguiu sem roteiro, nos permitindo apenas viver, rir da vida, que muitas vezes ri da gente e do modo como a levamos a sério. Acho que se pudéssemos ter aquele  momento de diálogo com ela , nos diria “ Ei amigão, relaxa, não complica que eu sou muito simples, apenas me vive, sem neuras...!”. Nesta noite fizemos isso e quando vimos o dia já estava amanhecendo... Já? E lá aparece a Vida... “Te falei, irmão...sem neuras...Vive!”
Antes de voltarmos para casa, que tal um café em Copacabana? Oba!! Ver Copa no raiar do dia era lindo! O Rio está assim nostálgico, boemia tranquila... Alguns ainda bebendo, outros comendo ou tomando o cafezinho nas famosas lanchonetes do bairro. Aquelas com frutinhas penduradas, café pingado e pãozinho na chapa...
O fim do roteiro oferecido pela cidade estava chegando ao fim, mas faltava o gra-finale. Aquele que te deixa de boca aberta , igual uma propagada que circula atualmente na Tv e que arranca da sua boca um “ Uau!!”.
Voltávamos pela Lagoa e ali vimos as cores da noite misturando-se com as do dia... Leonardo da Vicci, o que você faria com o espetáculo que eu via?...Ao fundo morros num tom de verde musgo , marrom, matizado  de laranja e vermelho pelos raios do sol... Acima o azul customizado em vários tons do mais claro ao escuro... e mais acima , ela, a Lua, toda cheia,que resistia partir porque aquele era o único momento que ela poderia encontrar o seu amor, o Sol.
Abaixo disso tudo, a Lagoa e os seus suntuosos prédios refletidos na água ... Um lindo cenário para sonhar... A beira dessa lagoa, nós contemplando uma vida sem roteiros... Extasiados e felizes..repletos de vida!!
Caríssimos, ao menos, uma vez na vida...deixe que ela te leve....leve...leve...leve.....