segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cartas a um amigo

O Rei, Roberto Carlos, já cantou que gostaria de "ter um milhão de amigos".Eu, particularmente, desejo o oposto, dispenso esta popularidade,  tenho poucos, bem poucos amigos que guardo espaçosamente dentro do meu coração.Sou muito rígida quanto a manter esta relação, quase como um dogma, a amizade se constrói  pela parceria, confiança, dedicação e afeto ou a falta destes elementos a destrói, dissipa, desencanta.
Acredito que os amigos não necessariamente estão próximos a você o tempo todo.Algumas vezes a distância é a certeza de que aquela relação é realmente verdadeira, pois mesmo distantes o sentimento permanece.
 Aqui no Rio construí alguns laços eternos de amizade e sempre que retorno aqui os procuro.O Douglas é uma dessas amizades queridas que guardo no peito. O conheci já com boas referências de conhecidos em comum. Trabalhamos juntos em uma escola. Sim, ele é professor de Biologia, aliás um excelente e conceituado professor,Com ele fiz trilhas que me levaram a um dos picos mais clássicos da floresta da Tijuca, o pico do Papagaio, a 4º montanha mais alta da cidade.Entrei em cavernas, fiz sarau ecológico no Jardim Botânico, excursão ao Museu da Vida, assisti uma maravilhosa peça de Ariano Suassuna, fora os encontros de amigos e churrascadas em sua casa para filosofarmos...
Este é o pico do papagaio, fui lá em cima, a pé!

Ele é uma pessoa ímpar. Apesar de sua estabilidade financeira e profissional, não possui celular, e mail, computador, televisão...Gasta seu vil metal com livros, músicas, espetáculos, amigos e viagens...Em 2002, fez   a caminhada de Santiago de Compostela, me chamou para ir com ele, mas não fui, no entanto dei pra ele uma pedrinha e disse troca por outra de lá..Aliás, meu amigo é a tradução perfeita da palavra LIBERDADE...Não é preso a nada, faz exatamente o que quer...Um viajante do tempo, com sua mochila, muita granola e garrafinhas de água e um agasalho ele , literalmente , já andou o mundo Patagônia,Turquia, BangKok (Tailândia), Iraque, Machu Pichu,Vietnã, Filipinas,. Jerusalém, onde ele quase quebra a cabeça no Muro das Lamentações segundo relato próprio e por ai vai... Douglas gasta muito pouco e , detalhe, não fala uma palavra em inglês.Disse-lhe que ele tem material suficiente para escrever vários livros e ele me revelou que começaria com um que orientasse as pessoas a viajar sem dominar nenhuma outra língua estrangeira.
Livre , solto em uma excursão a Parati com seus alunos
você acredita que seja possível desenvolver em seus alunos uma consciência ética e,
ao mesmo tempo, a capacidade de apreciar as coisas boas da vida? O Douglas acredita e é assim que ele gosta de dar suas aulas e acreditem, funciona.

Quando eu cheguei no Rio, estava ansiosa para vê-lo, algo me dizia que ele estava de partida para algum lugar, mas o único contato que tinha era seu último endereço.Meu cunhado, que também é seu amigo,  ficou de me dar um número de contato, porém nunca dava certo de anotar.Enfim, uns dez dias depois de minha vinda para cá comentei com meu marido que sentia que tinha que falar com Douglas naquele dia, disse:
- De hoje não passa, sinto que o Douglas vai viajar logo, logo....
Fomos a um supermercado que não era muito comum de irmos, e nele tem uma galeria com algumas lojas e , exatamente, indo para o estacionamento, o Rodrigo, fala:
- Ih, olha o Douglas, ali na porta do salão!
Maktub, meus amigos! O que está escrito , está escrito e onde menos esperava encontrar, revi meu amigo.
- Douglas, sou eu Patrícia!
Abraços de saudade...
-Amigo, tava morrendo de medo de não te encontrar...algo me dizia que você estava de viagem marcada.
E ele me revela surpreendentemente!
- E estou. Vou de Madri até a Finlândia, parto amanhã!
E em alguns minutos colocamos nossas vidas em dia. Disse que provavelmente estaria voltando e ele me revelou que para ano irá até a India...
- Vamos? -  Me fez o convite.
- Douglas, agora são três filhos....
- E dai? vamos todos, vamos Rodrigo??
O tempo corria , mas o momento era mágico, único, era meu amigo ! Rodrigo comentava:
- Poxa Douglas mas você ainda resiste as maravilhas da tecnologia, para te encontrar , só assim ao acaso....
- Assim fica muito mais natural!!!- filosafava meu amigo..
Um sábio, assim o vejo! Decepcionado com o magistério, prometeu me visitar em Belém.O convidei para ir no Círio. Rodrigo reforçou...
- Não some  cara!
- Não sumo. Quer me encontrar? Escrevam cartas, adoro cartas...
Sim, ele me escreveu algumas, lindas que guardo e leio e releio sempre, pois ele uma daquelas pessoas que consegue te olhar pela alma, pelo ser....
Nos despedimos , cheio de promessas de reencontro e planos de viagem...Quando vamos nos rever , só o acaso poderá dizer, mas caso demore um pouco escreverei cartas , cartas a um grande amigo!
De bone, meu amigo sempre em algum lugar do planeta.
Quer encontrá-lo? Consulte o mapa mundi.