sexta-feira, 8 de julho de 2011

Globo . a gente se liga em você! Parte 2

O cenário do video game é bem menor do que imaginamos ver na Tv. O ponto de vista da plateia também é diferente, uma vez que ficamos de lado em relação a câmera principal, aquela que seria "os olhos do telespectador". No centro do espaço estava um cara da produção, que deveria ser produtor de palco, ele era responsável em conversar com a plateia antes, explicar o que pode e não pode, dar todos os informes necessários. Também vem ao palco uma outra responsável pela segurança do programa, apresentando sua equipe com seguranças, bombeiros e equipe médica e explicando como proceder em caso de emergência. Depois o produtor de palco começa a brincar com a plateia e a incentivá-la a animação.Neste momento todas as câmeras estão voltadas para a plateia e ele fala:
- Animação, agora é o momento de vocês! 






plateia animada
Então ele pede para a plateia fazer um monte de coisas que na TV a gente imagina que é filmado na hora que ocorre o programa. Exemplo, aplausos de pé, uso dos pompons vermelhos e azuis, alternativas para os jogadores escolherem e por ai vai... Literalmente a plateia  é um bando de macaquinhos amestrados. Aliás o termo macacas de auditório veio da época do rádio, senão me engano no programa do Ari Barroso. Fiquei impressionada como aquelas pessoas estavam dispostas realmente a fazer aquelas coisas, fazia parte do show delas, com consciência ou não, sabiam que o show só teria tempero com aquelas "macaquices" and "show must go  on...".


produção de profissionais
Aquele cara lá no fundo, depois dos câmeras
é que é tal produtor de palco


 Nós estavam na ponta de uma arquibancada que ficava ao lado da entrada da Angélica e ao olhar para lado lá estava ela magra e bela! Não importa se você é fã ou não. Eu, particularmente, não peguei  esse boom de loiras apresentadoras infantis, minha praia foi a Vila Sésamo, Shazan e Xerife... sim, sou das antigas, Tv preto e branco, abafa!Mas isso não vai tirar o mérito da beleza dela. Angélica sempre se destacou por isto desde de bebê, mas ao observá-la, naquela tarde, percebi uma seriedade, um profissionalismo, uma maturidade, que confesso, me fez admirá-la.Estar atrás das câmeras e  observar a máquina de produção de um programa de auditório era uma vontade antiga, porque os bastidores e produções sempre me fascinaram, desde pequena, quando minha tia me levava para  o projeto Pixiguinha no Teatro da Paz. Como ela estava envolvida no projeto sempre me colocava para assistir dos bastidores e depois eu ficava brincando na coxia do teatro ou sentando no colo dos "tios" que nem sabia que eram famosos como Jamelão e Doris Monteiro, para mim sempre Tia Dóris.


Angélica desfocada em minha máquina


 Angélica apresentava o programa apenas com o roteiro de palco e o ponto eletrônico, isso parece fácil, mas pensa que atrás daquela câmera o mundo te vê e com olhos críticos na espera de um erro seu. Além disso, você sabe que por mais que agrade, sempre terá que mostrar que é melhor ainda. Terá que manter esse sorriso e a audiência, terá que render lucros porque é disso que a TV se alimenta, terá que provar que seu produto é vendável. São muitas coisas envolvidas, então não é uma tarefa fácil, não...
 O programa Video game é semanal e para quem nunca assistiu, explico:  são artistas que vão lá testar seus conhecimentos sobre televisão, pagam uns micos  e tal e, no final,  ganham um troféu e um prêmio, enfim, roteiro utilizando metalinguagem, fórmula conhecida e que está no ar há 10 anos.
 Grava-se a semana em uma a uma hora e meia ou até mais dependendo do tempo de intervalo.Naquele dia, duas semanas iriam ser gravadas, nesta primeira personagens da novela Cordel Encantado, quatro atores globais, todos simpáticos, não muito conhecidos, mas que estão indo bem nos seus papeis e mandando seu recado. Nos intervalos se aproximavam da plateia, tiravam fotos, aquela coisa que faz parte da história.






Além deles, cada programa tem um convidado e no caso daquele era Ana Maria Braga. Gostei, apesar de não assistir o programa dela, foi legal vê-la pessoalmente, mas tenho que falar uma coisa. A idade já chegou, sim! É uma senhora conservada, bonita para sua idade, mas não tem a pele tão lisinha quanto aparece na TV. E o pé? Pequeno ... coisinha fofa, parece de boneca. Magrinha também, aliás na tevê todas são mesmo, para não engordarem no video. 
  Entre um intervalo e outro, olho para o lado e nos bastidores vejo os filhos de Angélica, dois loirinhos como a mãe, mas com um olhar do pai, uma mistura. Vejo também a Angélica mãe, carinhosa, atenta, gente como a gente. 
   Uma das atrizes que participava também tinha levado sua filhinha, eu nem sabia que ela tinha uma. A atriz é Luiza alguma coisa, a personagem dela é a irmã do Timóteo, aquela que fica presa na casa e tal.. ah, assistam a novela, acessem Globo.com, porque é o máximo que sei, por ironia,  não assisto quase televisão...Ela também era muito zelosa com sua cria. 
  De tudo que vi destes artistas fica uma observação: é muita responsabilidade estar a frente de uma câmera, de usar as palavras certas no microfone para um grande público e, antes que os mais críticos venham com seus discursos pseudo-intelectuais de "pão e circo",  minha observação não passa por esse olhar, mas sim por uma visão geral do que significa fazer televisão.
A plateia é um ponto a parte.Nesse dia haviam duas caravanas de Niterói e São Gonçalo, na maioria entre 13 a 20 anos, que é o público do programa, algumas poucas "relíquias" como eu estavam  acompanhando seus filhos ou alunos. Essa garotada também já possui seus profissionais.
  Logo na entrada encontrei um, Danilo, 16 anos, morador do bairro de Santa Rosa em Niterói.Quando o encontrei lá na portaria três ele logo me perguntou:
- Você é convidada? 
Respondi que sim, e ele perguntou se era da Comunidade.
-Que comunidade?
- Ah, a comunidade da Globo no orkut.
- Por que ? Eles dão convites?
- Sim, tem uma pessoa que organiza e coloca seu nome na lista. Sempre vou nos programas assim, Ih, já fui em um monte...Já participei, fiz perguntas no Faustão... - começou a me contar suas aventuras.


 Quando entramos no estúdio, Danilo foi uma espécie de guia de boas maneiras, ele sabia onde sentar, em que lugar apareceria na TV e tudo que iria se proceder. Conhecia a produção já, alguns seguranças e câmeras, sabia quem era simpático, quem era orgulhoso. Um profissional... da plateia.!
  Logo que entramos no estúdio como todos estavam já sentados ele ficou triste...
- Poxa, não iremos sentar na frente.Na frente que é bom porque aparecemos mais,  nos convidam para participar...
Eu achei ótimo ficar na pontinha, pois não tinha intenção de aparecer, apenas observar...Conforme o programa evoluía, ía vendo naqueles meninos e meninas o fascínio por tudo que estava acontecendo. Tinha uma galera do fã clube da Angélica, a chamavam de Diva, pensei outra vez.. " É muita responsabilidade ser um referencial para pessoas ainda em formação...". Na falta de uma família estruturada e presente, a tv, internet e outros espaços desta natureza tornam-se pontos fáceis na carência emocional do mundo moderno...Será este o nosso destino?
Quando acabou a gravação do primeiro programa, nós tínhamos que sair do estúdio. Perguntei ao meu "guia" Danilo.
- Ué, mas nós não íamos assistir duas gravações? 
-Sim, mas todos saem porque tem gente que veio de caravana.A gente vai pegar outro lanche e volta.
O lanche é muito bem servido: sanduiche do Rei do Mate, biscoito , chocolate , pão de mel e copo de guaraná, típico do Rio, aqueles que já estão dissolvidos, tipo suco...
Foi o tempo de ir e voltar e a gravação já estava começando, desta vez os convidados eram da música sertaneja: Fernando e Sorocaba (confesso que nunca tinha ouvido falar deles), Paula alguma coisa, Michel da Fugidinha. Sertanejo não é meu forte, mas programa de auditório também não é e lá estava eu entrando no clima. Desta vez resolvi viver o momento, por mais ridículo que parecesse. A garotada estava me curtindo, me chamava de tia, pedia pra global " tira foto com a tia vai.." Foi divertido, a juventude é divertida e eu fui no clima deles. Como são "profissas" neste campo já estavam articulando quem iria na hora da participação da plateia.Tinha um menino lá que articulava tudo, sabia de tudo, era conhecido de todos.
Nesta segunda parte o tempo foi mais rápido e os convidados não se aproximaram para tirar  fotos. O esquema foi o mesmo e a convidada foi a Giovanna Antonelli. que parecia muito simpática, muito normal....Quando a gravação acabou, liguei para o Rodrigo e avisei que ia  voltar com meus " amiguinhos", pois já eram quase sete e meia da noite...Fui andando com os meninos e conversando como era esse vida de plateia, eles diziam:
- Nossa, você tem que vir dia 24 no Faustão.
Aliás, quando eles se encontravam eram duas perguntas que faziam, uma se a pessoa tinha estado na gravação dos 25 anos da Xuxa e a outra é iria para o programa do dia 24 do Faustão.
Danilo continuava me dando as dicas;
- Olha, o programa do Luciano Huck não é legal assistir, pois a gente fica a maior parte do tempo sentado assistindo gravação de externa, quase não tem atração.
Perguntei para ele o que queria ser na vida.
- Ah, trabalhar em televisão! Isso é minha vida, se não trabalhar na TV , não quero mais nada.
- Mas você já trabalhou como figurante?
- Sim , já fiz algumas participações, mas hoje minha professora de teatro não deixa...
Na ida para o centro, dentro do ônibus Cael me chamou atenção, tinha um cara na frente dele lendo o bloco de texto onde estava escrito "Roteiro Morde e Assopra".Pronto, fecho com chave de ouro esse tour global, pois sempre tinha vontade de ver um roteiro ao vivo. Fiquei me espichando só pra ver como era a estrutura.Cara, muito louco! Aquelas palavras iam se transformar em cenas, enfim, definitivamente estas coisas me interessam muito.Produção, roteiro...
Chego em casa, quase dez horas da noite contando as novidades e pergunto para meu marido.
- E você, para onde foi com seu primo?
- Ah, nos fomos conhecer alguns espaços como a casa do bigbrother, o cenário do programa da Ana Maria, falamos com algumas pessoas do elenco de Cordel  Encantado que estavam gravando como Natalia Dill, Luis Fenando Guimarães, sentei para bater um papo com o Russo... 
Ok, Digão...você também teve seu dia de Global...
E assim, senhores e senhoras, gostando ou não, assistindo ou não, devemos admitir que esse invento chamado televisão ainda teleguia muita gente, ainda é o poder nas mãos de muita gente, e a nossa Globo é uma das melhores emissoras de produção, o que há por trás desta máquina, envolve muito profissionalismo.