segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Horas Felizes"

Aloir, um amigo, cunhado do meu cunhado (???), batizou de " Horas Felizes", versão brasileira para "happy hour", as reuniões de amigos que realiza na sua casa. Tomando emprestado este termo devo revelar que este fim de semana foi repleto desses momentos.
O frio voltou a soprar  ventos gelados nesta cidade tropical e trouxe  a oportunidade de degustar um delicioso fondue entre amigos. Minha amiga Bruna ligou cedo na sexta de manhã marcando uma "hora feliz " na casa dela e  pediu para eu "levar as pastas".
- Amiga, compra na padaria perto da minha casa de alho e queijo que são deliciosas! A melhor marca é....
Deu-me todas as instruções, mas na minha cabeça  a palavra pasta significava ingredientes para colocar no fondue. Ela se encarregaria da carne, das frutas e do pão.
Minha amiga é uma pessoa organizada, disciplinada, com ela é "preto no branco", tem muito bom gosto e sabe organizar com requinte uma boa mesa. Então estava atenta para as tarefas que ficaram sobre minha responsabilidade para fazer tudo certinho, perguntei se tomaríamos um vinho , já que o friozinho pedia.
- Você pode  trazer um suave...
O dia seguiu seu curso e eu estava atenta ao horário, já que a distância da minha casa para a casa dela duraria uns 40 minutos em média, mas o  "bolo" aqui em casa sempre desanda e esse não foi diferente. Aconteceram tantas coisas que no final de tudo, já estávamos no limite das horas e ainda tínhamos que comprar os  produtos.
- É melhor comprarmos aqui na Ilha mesmo... - recomendava Digão.
- Mas a Bruna pediu pra comprar na padaria perto da casa dela.
- E se  demorarmos na Linha Vermelha! Hoje é sexta-feira, o horário é de tráfego intenso , podemos chegar lá e a padaria estar fechada.
Essa é a desvantagem das cidades grandes , o tempo nunca caminha em favor do espaço e as distâncias tornam-se maiores quanto mais atrasado você estiver.
Fomos em alguns lugares mas não encontrávamos a "tal pasta para fondue". Até que chegamos em um supermercado que tinha. Disse ao meu marido.
- A Bruna falou o nome de uma boa marca... esqueci..
Meu marido já tinha passado daquele limite de marido compreensivo e atingia o nível "tolerância zero, mulher não perturba mais!!!". Quem é casada já imagina.Ele me olhou e disse...
- Ah, você não me falou de marca...!!!
Nunca tínhamos comprado essas coisas e não sabíamos qual marca comprar....Não sei se você já vivenciou uma situação dessa, mas as vezes, por exemplo, quando quer fazer uma receita com alguns ingredientes diferentes da sua rotina gastronômica, vai no supermercado e encontra infinitas marcas, as vezes na dúvida você escolhe a mais cara ou a importada pensando ser a melhor e depois tem a triste comprovação que você escolheu a pior! Bom, estávamos nesta situação e as nossas alternativas eram:
A) A mais cara
B) A mais barata
C) Aquela importada
D) Aquela com uma embalagem simpática e um preço acessível.
Estranhávamos porque na embalagem, nas informações como fazer diziam para colocar
outros ingredientes que a Bruna não tinha comentado...
Pensamos, deliberamos e optamos pela letra D... Durante este processo todo parece que os ponteiros do relógio aceleram mais!!! É sempre assim...
Ainda faltava o vinho...Só encontrávamos seco... Chilenos? Hum.. já me falaram bem desse... E esse? É baratinho, mas é gostosinho, vinho de mesa.. Tinto ou branco..?  Vamos comer carne , né?... É mas também vamos comer queijo..... Ué branco acompanha o queijo? ... Acho que sim . Nossa!!! discute daqui , pesquisa de lá. TIC! TAC! TIC! TAC!.. Olha o coelhinho da Alice correndo com o relógio .... " To atrasado, não tenho tempo, tenho que correr!!!! TRIMMMMMMMMMMMMMMMMMMM. Tempo encerrado... Corremos para o caixa , paga tudo,  corre para o carro e vamos pra Jacarepaguá ... Lá vem a música .. " Jaquerepaguá é longe pra caramba.. Jacarepaguá eu vou só se for de carro...!". Pegamos retenção.. ligo pra Bruna. Ela me informa:
- Amiga , ainda estou na Urca .... 
- Ok, Bruna. Olha só, comprei o queijo para fazer o fondue, mas desculpa amiga só achei a " pasta de queijo" , não encontrei a de alho.Compramos na Ilha mesmo porque ficamos com medo de chegarmos tarde e a padaria já está fechada ....
- Patrícia... ( A Bruna só me chama pelo meu nome quando faço caquinha!!!)) que pasta é essa? Você comprou queijo pra fazer fondue?!!!
- Foi.. - respondi já pensando ...."fiz caquinha....!!"
- Patrícia, não foi isso que pedi pra você comprar! Era pra você comprar pasta... patê!!! Ai, Patrícia, não acredito que você fez tudo errado!!!
- Ah .. você falou fondue , associei logo a queijo.
- Mas eu vou fazer de carne , amiga.Depois a gente passa na pasta e no pão ...
Caramba , misturei tudo!!! Rodrigo acompanhava com o olhar.... já percebendo que tinha comprado errado , começou a fazer seus comentários naquela paciência de cão!
- Te falei... Te falei... Comprou errado, né? Andamos e procuramos a toa? Eu não vou em nenhuma padaria!!!
Enquanto meu marido falava daqui , minha amiga falava de lá:
- Olha só, quando você chegar em casa, vai com o meu marido lá na padaria comprar as pastas....Poxa, amiga eu falei pra fazer tudo certinho!!!
 Olha a metódica!..Hehehehe, minha amiga! 
- Tá amiga , eu vou ....- falei para me redimir...
Rodrigo , no carro:
- Eu não vou a padaria nenhuma!
Ai... Ai.... 
Quando chegamos na casa da Bru, ela ainda não havia chegado, óbvio! Contei toda a história para o marido dela e decidiu-se, em conjunto, que ele e o Rodrigo iriam comprar o que faltava. Bruna tinha pedindo para quando chegasse na padaria , ligar para ela.
- Gente, chegou na padaria, liga que ela vai dizer o que ainda precisa comprar!!!
Fiquei no apê com as crianças esperando minha amiga chegar....Os maridos voltaram, antes dela, ficamos arrumando as coisas enquanto ela se encaminhava para lá. Quando ela chegou , riu e falou:
_ Ai, amiga, só você!
Bom gosto

Rimos da confusão toda. Ela rearrumou a mesa dando aquele toque refinado dela.Terminado os preparativos, comemos fondue, tomamos vinho e conversamos entre amigos, rindo das nossas próprias bobeiras...e isso rendeu horas e horas. Chegamos em casa altas horas da madrugada. No dia seguinte, Rodrigo e Cael, iriam assistir a final de vôlei dos jogos militares que estava ocorrendo por aq,ui, mas quem disse que acordaram...
Rir com amigos sempre é melhor!


.
TODO MUNDO ESPERA ALGUMA COISA DE SÁBADO A NOITE...."HORAS FELIZES'' ....

Aqui no Rio, "horas felizes" são acompanhadas do bom humor que só o carioca tem e no sábado tivemos mais uma "farrinha" com o próprio autor da expressão, Aloir Jr. Fomos até o apartamento de sua família à noite degustar seus  petiscos. Rodrigo resolver mostrar seus dotes culinários e fez um filé ao molho madeira dentro do pão italiano. Uma delícia que já tínhamos degustado no bar Badalado.



Foi uma noite que entrou pela madrugada também regada a cerveja Stella e muitos papos variados. Aloir é enfermeiro  e, inevitavelmente, os papos as vezes viravam um episódio de House ou Greys Anatomy, isso porque ninguém quer ficar doente, mas tem gente que adora falar de doença e não pode ver um profissional de saúde para começar as " consultinhas".  Ele também tem uma voz maravilhosa e vez ou outra cantarolava...Momentos felizes são momentos felizes e é de lei aproveitá-los!!!


É O PALHAÇO O QUE É ? ....
Domingo chegou , mas o descanso, não. Apesar de dormimos muito tarde, tínhamos um compromisso com o circo às dez horas. Acordar no friozinho cedinho e quase que uma tortura!! Você fica naquela dos quinze minutinhos, até pular da cama e ter certeza que tem apenas cinco minutos para tudo, mas chegar no horário aqui é quase que impossível para nós. sempre acontece alguma coisa. Mas conseguimos chegar a tempo. Encontramos a família Bruna e Cesar Porto e fomos assistir o UNICIRCO DO MARCOS FROTA, um novo espetáculo que ele está apresentando na Quinta.

 Bons espetáculos, sem compromisso de ser um CIRQUE DU SOLEIL , óbvio!
Como o tempo estava friozinho a melhor pedida e ficar em casa e de preferência com amigos. foi exatamente que fizemos depois do almoço, fomos para casa da Bruna comer Fondue de chocolate! Hummmmmmmmmmm... maravilha.. e Toma-te calorias!!!E o final da tarde segui com jogos de cartas, uma tarde em família, entre amigos, "horas felizes"!!


O fim de semana acabou! Minhas férias já estão em contagem regressiva, mas estes dois dias foram intensificados de " horas maravilhosa e felizes" .