terça-feira, 28 de junho de 2011

Arraiá no Rio

Taí uma coisa que me surpreende no Rio, as festa juninas e julinas.O povo aqui curte mesmo! Já fui a alguns "arraiás" , me divertia muito, este ano resolveram fazer um para comemorar o aniversário dos meus filhos.A festança foi na casa da Tia Vera, tia-avó da minha garotada, a decoração ficou muito legal com direito a bandeirinhas, lanternas, balões...







Fizeram uma fogueira enorme! Mas se esqueceram que onde  "há fumaça , há fogo" , aliás, na nossa festa , onde houve fogo, teve muita fumaça, nossa mãe! Passaram a tarde derrubando tronco de uma árvore recheada de cogumelos "orelha de pau", que dizem ser venenoso, quando começaram a fazer o fogo, pensaram se a fumaça não iria envenenar as pessoas da festa (?) Como assim? Tipo "Antrax", pelo ar ? Depois lembraram que iriam assar batata doce na fogueira. Será que a batata não ficará envenenada também (?) .Pensei em uma cena bizarra, a madrasta má da Branca de Neve , oferecendo-lhe batata doce em vez de maçã, mas a bruxinha teria a cara da Xuxa recitando o poeminha " qual é o doce mais doce que batata doce..." Ui!! Será já delírios do cogumelo? E olha que nem fizeram chá dele, nem fumaça , nem  nada, desistiram e buscaram uma árvore sem cogumelos, nem nenhum tipo de fungo para cortar.Salvem a mata atlântica , senhores! No final uma linda fogueira iluminou, com muita fumaça , a noite pós  São João, e como por estas bandas  não temos as ervas do nosso famoso banho "cheroso" , tivemos um boa defumação!



  Comida  foi um item a parte, culturalmente rico, o cardápio agradou muito, tinha:
- milho verde assado
-salsichão
-churrasquinho
- sopa de ervilha
-caldo verde
-canapés
-bolinho de aipim (macaxeira) com carne moída (picadinho)
-pastel 
-bolo de milho seco
-bolo de milho caramelizado
-bolo de milho com coco
-bolo de milho com queijo
- pudim de pão
-pudim de milho
- bolo de aipim seco
- bolo de aipim caramelizado
- rapadura
- pé-de´moleque
-cocada
-cuscuz (bolo podre)
-canjica (mingau de milho)
-paçoca
-maçã do amor
-algodão doce
- pau na coxa (bebida vinho com leite moça)
-hot-dog
-torta de limão
-doce de abóbora e 
é claro ...Batata doce!

    Muuuuuuuuuiiiiiiittttttttaaaaaaaaaaaa comida!!! 





Além de toda essa comida e bebida , ainda tinham as brincadeiras: pescaria e argola .A meninada fez a festa!


        E assim foi uma noite inteira ao som de um forrozinho, a festa que não era de São João, mas dos meus lindos santinhos Cael, Agnes e Bruno.Durante esse mês inteiro, a familia Montenaro organizou este "arraiá" para nos receber e foi uma linda recepção.Nos divertimos muito! E como no Rio as festas caipiras não terminam em junho, acredito que em julho ainda vamos dançar muita quadrilha.



Nenhum comentário: